A Banda Filhos da Mãe Terra se formou a partir do ano de 2009, quando os funcionários da Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI), começaram a se reunir para compor e tocar músicas nos intervalos do almoço e então passaram a animar os eventos realizados na instituição.
Surgiu então a Banda Mãe Terra, com o objetivo de promover a educação e conscientização socioambiental e o respeito a diversidade por meio das suas músicas autorais.
A partir do ano de 2012, com a primeira Romaria da Terra em Mandirituba, e na sequência, com a participação da instituição e da banda nas festas e feiras de sementes e na Rede Sementes da Agroecologia (ReSa), a banda foi ficando mais conhecida e então gravou 3 CDs com músicas autorais. Cantos da Mãe Terra (2017), Filhos da Mãe Terra (as músicas da banda cantadas pelas crianças - 2018)), e ABAI 40 Anos (2019).
As principais composições são de autoria dos funcionários Luis Carlos Martins (setor administrativo) e Gilberto Silva (setor de educação), e surgiram a partir das atividades pedagócias realizadas no dia a dia com as crianças e adolescentes e com a agroecologia.
Atualmente, o grupo antes conhecido como Banda Mãe Terra, passou a chamar-se Banda Filhos da Mãe Terra, e continua o seu projeto de educação e conscientização pela música, levando sua mensagem política e pedagócica para toda a sociedade na luta pelo respeito aos direitos da Mãe Terra.